Casa do Cuidar
 Curso online com certificado:

Como ajudar quem
está a morrer?

com Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes

Para quem se destina este curso:
Curso dirigido às pessoas que vão cuidar ou que já cuidam de alguém que se encontra no seu último ano de vida (em qualquer momento desse período de tempo).

 

P.S. - Este curso não substitui um acompanhamento médico para os pacientes.

Curso 100% online.
Mais de 1.800 pessoas formadas e que se encontram melhor preparadas para cuidar de pacientes ou entes queridos num período final da sua vida

MÓDULO 1: Características a serem desenvolvidas para oferecer um cuidado de qualidade.

Partindo da perspectiva dos cuidadores serem Seres Humanos, compreenda quais são as características que precisam ser desenvolvidas para oferecer um cuidado de qualidade à pessoa que está a viver o último ano de vida (em qualquer momento desse período de tempo).

MÓDULO 2: Necessidades da pessoa em fase final de vida. Quais são os aspectos mais valiosos que se deve ter em conta?

A Dra. Ana Cláudia aborda as 26 necessidades que normalmente são identificadas pelas pessoas que estão a morrer. Explica a importância de cada uma e a forma como o cuidador pode ajudar a saciá-las.

MÓDULOS 3 e 4: Principais questões levantadas pelos alunos no decorrer da aula.

Questões estas relacionadas com:
1) Envolvimento emocional com o paciente
2) Como agir quando o paciente é uma criança
3) Educar a família para o momento em que a equipa (profissionais de saúde) não está disponível
4) Quando o cuidador não foi cuidado
5) Necessidade de formação

Aprenda com quem é referência no assunto! 

Formada pela USP, com especialização em 
Cuidados Paliativos pelo
Instituto Pallium e
Universidade de Oxford. 
Implementou planos de boas
práticas institucionais em 
Cuidados Paliativos no Hospital Albert Eintein. Autora do Best Seller 
"A morte é um dia que 
vale a pena viver"
rosto_dra

Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes

Olá, eu sou Ana Cláudia, médica geriatra especialista em Cuidados Paliativos. Sou fundadora da Casa do Cuidar, instituição dedicada à formação multiprofissional. 
Dou cursos, palestras e workshops em vários lugares do Brasil, contribuindo, desta forma, para a formação dos profissionais de saúde que pretendem compreender e aliviar o sofrimento dos seus pacientes.

 Objetivo do curso

foto_Ana_idoso_remedio

O que podemos fazer se o assunto "morte” é difícil de ser abordado e dialogado?

Cuidar de uma pessoa doente é muito difícil. O que diríamos da dificuldade de cuidar de uma pessoa tão doente que nada na medicina pode curar ou controlar a doença dela, e, a morte é apenas uma questão de tempo?

A maioria das pessoas que se encontram nesta condição, precisam muito mais do que cuidados com sua doença.
Precisam de cuidados integrais, em todas as dimensões de sua existência como seres humanos. Cuidados com dimensão física do sofrimento, com a dimensão emocional, social e também espiritual.

Quando estamos diante da responsabilidade de cuidar de uma pessoa gravemente doente, que tem sua vida ameaçada pela doença que tem, a pergunta mais difícil de responder aparece no fundo da alma: como eu vou conseguir fazer isso?

O propósito deste curso online é conversar sobre como ajudar uma pessoa que está a morrer a viver o melhor possível até o dia em que sua morte chegue.
Não importa se a morte vai chegar em poucas horas, alguns dias, semanas, meses ou até alguns anos. Há muito sofrimento que pode e deve ser minimizado.

O curso explica que cuidados físicos, emocionais, familiares, sociais e espirituais podem ser feitos pela pessoa de quem cuida.

Na vida tudo tem limites.
A esperança do ser humano, em todas as suas dimensões, que favorece a DIGNIDADE DA VIDA até ao último suspiro, não tem limites.

NOTA: Este produto não substitui o parecer profissional. Consulte sempre um profissional de saúde para tratar de assuntos relativos à saúde.

Receba o seu certificado

Ao finalizar o curso, tendo assistido a todas as aulas e obtido um bom aproveitamento na avaliação final, peça o seu certificado de participação.

certificado_final_modelo

Oiça os testemunhos de quem já pratica no seu dia-a-dia o que aprendeu no curso

Roberta R. Barni Schein
Psicóloga
Novo Hamburgo - RS

 

Ligia Melo
Fisioterapeuta
Franca - SP

 

Valdineia de Souza Armando
Psicóloga
São Paulo - SP

Helena Ueta Suzuki
Médica Pediatra
São Paulo - SP

Nádia Cristina Bessi Mendes
Psicóloga
Americana - SP

Marcia Muniz Tavares
Psicóloga
Belo Horizonte - MG

Maria Edith Rufino
Voluntária no Hospital do Câncer em Uberlândia - MG

Gladys Ribeiro Leal
São Paulo - SP

O QUE DIZEM AQUELES QUE JÁ PARTICIPARAM DESTE CURSO:

Mais de 1.800 pessoas já participaram deste curso e compartilham sua gratidão

"Gostaria de agradecer toda sua dedicação e compartilhamento do aprendizado neste tema, apesar de inevitável porém pouco falado.
O curso me ajudou, sobremaneira, a lidar não apenas com quem está morrendo mas também com a morte em si. Sinto-me mais preparado para compreender a "partida" seja de pessoas muito importante para mim como minha mãe de 90 anos seja como a minha própria.
Sou eternamente grato e mais um fâ seu de "carteirinha"."

Ivan Ribeiro Teixeira

"Vcs são minha inspiração para continuar meu trabalho de voluntária em Paliativo. Este Curso deveria ser feito por toda a humanidade. Não aprendemos como lidar com estes momentos, mas será inevitável não confrontar com a finitude da vida, em algum momento da nossa existência."

Maria Edith Ferreira Alcantara Rufino

"Uma honra para mim fazer parte deste grupo. Aprender a conviver, conscientemente, com os aspectos éticos que envolvem a Morte, para mim tem o sentido da valorização de cada dia vivido. Gratidão, Dra. Ana Claudia."

Sônia Cândida Maciel

"Eu sou cuidadora de idosos e o primeiro curso que fiz com a Dra. Ana Claudia foi "Como ajudar quem está morrendo"
Uma das coisas mais marcantes que ouvi foi sobre a beleza do dia e hora da morte junto da escolha do paciente de com quem estar.
Pois bem...meu paciente faleceu na segunda-feira, às 20:48, aos 92 anos, lúcido, sem gemer , em meus braços, como um presente. Agradeço ter concluído o curso antes dessa experiência. Pude desfrutar intensamente desse momento."

Mercia Eloy da Silva

"Agradeço pela oportunidade. Sou muito privilegiada por participar desde abençoado curso. Ja assisti quase todos seus vídeos Ana Claudia. Li e estudo A Morte e um dia que vale a pena viver, começando Histórias Lindas de Morrer (presente de dia das mães). Mudou muito minha percepção da morte. Agora vivo de verdade, pra cuidar de verdade, dos meus amados velhinhos.
Sou Cuidadora de Idosos. Descobri o que amo fazer, só agora, com 51 anos de idade. Mas o tempo é agora."

Doris kelly Reinhardt

"Dra Ana sempre foi uma inspiração desde que eu era academico de médica, hoje como médico e residente de clínica médica me preparo para em breve me torna Paliativista também. Obrigado por ser essa incrível e maravilhosa fonte de inspiração."

Arthur Amaral de Souza

"É maravilhoso ver o quanto você está ensinando as pessoas a se reconhecerem humanas, seja como um paciente, quanto como um cuidador.... a palavra humana é completamente expressada da maneira mais linda que eu já escutei, você transcendeu o significado desta palavra. parabéns!!!!!"

Polliana Pundek Branco

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato connosco ou confira abaixo algumas respostas.

DÚVIDAS FREQUENTES:

CONTATO

Por favor, insira seu nome.
Por favor, escreva sua mensagem.
Casa do Cuidar

ASSOCIAÇÃO CASA DO CUIDAR
Rua Gil Vicente 13. 2º esq. || 2765-069 Estoril
Contato: contacto@casadocuidar.pt
NIPC 516710214


Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade