Casa do Cuidar

Curso online com certificado

Aprimoramento em Comunicação Alternativa para Atuação em Cuidados Paliativos

Com profissionais especialistas da área

Aprenda diversos recursos de comunicação para quem não pode mais falar.

Conheça os aspectos fundamentais para contribuir e implementar a comunicação alternativa para as pessoas com ausência temporária ou permanente da fala em Cuidados Paliativos.

balão-fala-comunicacao-roxo

A Comunicação Alternativa é uma ferramenta de apoio fundamental para que pessoas que perdem a fala ou que não falavam possam ter a oportunidade no contexto de saúde a validar sua comunicação.

A comunicação se torna um ato de amor!

formas_de_pagamento

“Quem ajuda uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem de acontecer de dentro para fora”

Quando Rubem Alves gentilmente expande essa ideia a comunicação inspira certeza, afinal quando a comunicação representa o “existir” é porque ela precisou “Rexistir” a partir da ausência temporária ou permanente da fala.

Comunicação é movimento, é presença! E a ausência da fala é marca em consequência de doenças ameaçadoras da vida ou acometimentos em pessoas na fase final de vida.

Poema à boca fechada – José Saramago, Poesia Falada por Vince

22 horas com profissionais especialistas da área

Participação especial:
Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

Conteúdo do Curso

Módulo 1:

A Compaixão Como Linguagem

Módulo 2:

A Comunicação Alternativa na Integralidade do Sujeito: Cuidados Paliativos

Módulo 3:

A Comunicação Alternativa no Cuidado: a Compaixão

Módulo 4:

Implementação da Comunicação Suplementar e Alternativa

Módulo 5:

Implementação da Comunicação Suplementar e Alternativa - Parte 2

Módulo 6:

Eye Tracking: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

Módulo 7:

Eye Tracking: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - 2ª Parte

Aulas totalmente online 

Acesso imediato!
Aulas gravadas, já disponíveis para assistir nos dias e horários que escolher.

formas_de_pagamento

Público Alvo

Para todo e qualquer profissional que se interesse pela comunicação de pessoas com ausência temporária ou permanente da fala em cuidados paliativos no contexto hospitalar e/ou home care, incluindo residentes e estudantes de medicina, fonaudiologia e outras áreas afins.

Aberto também para familiares e cuidadores.

Orientadores

dra-ana-claudia

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica geriatra e paliativista. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. CEO da empresa de suporte de reabilitação e cuidados paliativos domiciliares - A Casa Humana, em São Paulo. Escritora, autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” (Ed Leya em 2016, 2a edição 2019, pela Sextante), lançado em Portugal e México, com programação breve na Itália, Coreia, Japão e China. E o mais recente. Histórias Lindas de Morrer (março 2020, Ed. Sextante) e em Portugal (Ed. Leya - setembro/2020).

Natálie Iani Goldoni

Natálie Iani Goldoni

Fonoaudióloga (UNESP/Marília) e Educadora(UESC-BA); Doutoranda com foco na Comunicação Suplementar e Alternativa (UNESP/Marília). Paliativista com curso Básico e Avançado em Medicina Paliativa pelo Instituto Pallium Latonoamérica (USAL). Pesquisadora colaboradora na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP). Fonoaudióloga Paliativista Domiciliar/Clínica nas áreas da Comunicação Suplementar e Alternativa e Disfagia. Membro do Comitê Científico da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC- Brasil 2022-2023); Secretária e Membro ativo do Comitê de Fonoaudiologia na Diretora Nacional da Agência Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP); Tutora com muito amor e gratidão na área de Comunicação Alternativa em Cuidados Paliativos na Casa do Cuidar (SP).

rodrigo-dias

Rodrigo Dias

Engenheiro Eletricista e Mestre na área de Comunicação Suplementar e Alternativa pela Faculdade de Eng. Elétrica e Computação da UNICAMP, trabalhou no Centro de Latino-Americano de Pesquisa da SAMSUNG, EMBRAER Defesa e Segurança, startup de tecnologias para educação e atualmente no LuizaLabs, do grupo Magazine Luiza.

Em parceria com terapeutas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas realiza treinamentos, projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas assistivas desde 2004. É membro associado da International Society Augmentative and Alternative Communication (ISAAC).

rafael-alves

Rafael Alves

Especialista em tecnologia assistiva com eye tracking na Civiam Brasil, pós-graduado em Terapia Ocupacional Aplicada à Neurologia – Hospital Albert Einstein, MBA Health Tech – FIAP-SP, engenheiro de sistemas pelo Centro de Tecnologia IBTA-SP. Atua com recursos assistivos Tobii Dynavox desde 2010, apoiando a equipe multidisciplinar na implementação de soluções para acesso ao computador, comunicação alternativa e automação residencial.

Receba o Certificado de
Conclusão do Curso!

Após finalizar o curso, tendo assistido a todas as aulas e obtido um bom aproveitamento nas avaliações, o aluno receberá um certificado de participação no curso com selo da Casa do Cuidar e reconhecimento da Dra. Ana Claudia.

Satisfação de quem já está participando do curso

depoimento_cal_guilhermerafaelroque
depoimento_cal_patricia_fonoaudiologa_
formas_de_pagamento

Você já é aluno deste curso?

Dúvidas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco ou confira abaixo algumas respostas.

Como você conversa com seu paciente que não fala?

Por Natálie Iani Goldoni

Em meio a máscara, faceshild, capote, toca e luva me deixo adentrar o universo particular, muitas vezes um olhar distante é com o que me deparo no primeiro encontro, mas elevo uma atenção, talvez por pensar quem seria aquele de branco que chega por detrás de tantos paramentos? Me aproximo do olhar distante mas atento a minha Parafernalha que permite apenas ver uma parte sensível ao meu todo: os olhos.
Com eles eu sorrio.

dra-ana-claudia-mascara
cuidadadora-com-idosa

Começamos a comunicação.
As alternativas de comunicação por meio do olhar, do toque afetivo, do segurar nas mãos, por meio da atenção, do carinho nos cabelos: despertar.
O que antes era um olhar distante se torna um olhar atento.

Cumprimento com palavras, peço licença e me reporto a família:
Como ele se comunica com você? Me mostra?
Acende uma luz. Entendo, reflito, muitas outras perguntas surgem, as faço.
Na pausa da reflexão em meio ao que consideramos anamnese e avaliação, digo:
Você não está sozinho, estou aqui. Juntos vamos tornar a comunicação possível, preciso de você!

conversa-medica-com-a-familia
flores-icone

Se é sobre flores, se é sobre futebol, se é sobre viagens, música, poesia ou oração o assunto da comunicação inicia, sempre com o que aquele olhar atento gosta, se interessa ou acessa seu sagrado, lembra? Estamos juntos!

Começa então o desafio, um gesto ...dois ...três... quatro...cinco... Vamos pra figuras ... Vamos para objeto...vamos para miniatura...vamos pra letras...vamos pra palavras... vamos pra tamanho...vamos pra distância...vamos para a cor...vamos para papel e caneta ...vamos para um celular...vamos para um tablet...ou computador...

Seja baixa ou alta tecnologia o acesso vem do conforto e do cuidado...
Seja o que for e quando for, ou seja apenas pra dizer "eu amo viver"

Comunicação alternativa é vida em movimento. 🙌🌷

Contato

Por favor, insira seu nome.
Por favor, escreva sua mensagem.

WhatsApp: (19) 99924-3390
Clique aqui para enviar uma mensagem pelo Whatsapp.

E-mail:
O e-mail exclusivo para contatos relacionados aos cursos online é cursos@casadocuidar.org.br

Facebook Messenger:
Entre em contato conosco pelo Facebook

CASA DO CUIDAR - Rua Vitorino Carmilo, 644 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01153-000

Tel: (11) 95365-0649 Atendimento telefônico seg a sex, 9h às 16h.

Atendimento por email: faleconosco@casadocuidar.org.br


Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade